*** Auriculoterapia ***


“Auriculoterapia

A acupuntura auricular, trata da inserção de agulhas finíssimas, semi-permanentes, sementes ou esferas em locais determinados da orelha, por isso o nome, acupuntura auricular. A acupuntura auricular é uma ciência surgida à aproximadamente 4.500 anos e, como toda medicina tradicional chinesa, tem por objetivo tratar e curar doenças através da inserção de agulhas, aplicação de esferas, sementes, laser, eletro estímulos e cores, entre outras alternativas. Essas agulhas permanecem na orelha por um período de até sete dias, quando devem ser retiradas. O tempo de tratamento da acupuntura auricular vai depender das respostas positivas do paciente. A acupuntura auricular é amplamente indicada, podendo cuidar de vários tipos de doenças, bem como promover equilíbrio e compensação em todo o seu organismo, uma vez que, como sabemos, as funções diversas de nosso organismo são inter-relacionadas.

A acupuntura auricular estimula os pontos, mantém o equilíbrio energético do corpo, estimula a produção de substâncias que teriam ação sobre receptores do sistema nervoso (neurotransmissores e neuromediadores) tendo como, resultado final esperado a normalização das funções alteradas. Também tem ação anti-inflamatória por estimular a produção de corticóides pela glândula supra-renal. A acupuntura auricular é mais que um analgésico, combatendo a dor através da resolução do processo inflamatório que a causa. Há similaridades entre os efeitos da acupuntura auricular e os causados pela serotonina, que é um neuromediador produzido pelo nosso cérebro.

A auriculoterapia,portanto, é uma técnica terapêutica que trata disfunções e promove analgesia através de estímulos em pontos reflexos na orelha externa ou no pavilhão auricular. Visa também harmonizar as funções dos Zang/Fu (órgãos e vísceras) e das enfermidades físicas e mentais promovendo um tratamento de saúde, aproveitando o reflexo que a auricular exerce sobre o sistema nervoso central. (Souza M., 2001; Yamamura Y., 2001; Reichmann B. T., 2002.)

A orelha externa é um dos vários microssistemas do corpo humano, assim como as palmas das mãos, as plantas dos pés, o crânio, as regiões laterais da coluna vertebral. Na escola chinesa o pavilhão auricular possui mais de 200 pontos para tratamento; na escola francesa, possui cerca de 30 pontos (Reichmann B. T., 2002).Ao efetuar a sensibilização desses pontos por agulhas de acupuntura, o cérebro recebe um impulso que relacionado com a área do corpo, produz o tratamento. (Souza M., 2001)

Ao se efetuar a estimulação desses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionado com a área do corpo, produzindo equilíbrio. Esta técnica possibilita, também, a desintoxicação causada por drogas, álcool e nicotina.

Por exemplo: Ponto correspondente ao coração: tem função tranqüilizante; Ponto correspondente ao rim: tonifica a energia vital do corpo.
Alguns pacientes podem se sentir sonolentos e relaxados após a sessão. Em certos casos pode haver a piora dos sintomas, que geralmente é seguida pela melhoria da condição do paciente. Pontos muito sensíveis podem se tornar dolorosos se manipulados em excesso, porém a dor resultante tende a melhorar com o passar do tempo.

A acupuntura auricular obteve maior aceitação no ocidente graças às pesquisas e experimentos do médico Paul Nogier. Apesar de sua recente divulgação e desenvolvimento, a aurículo-acupuntura obedece aos princípios milenares da Medicina Tradicional Chineza